terça-feira, 29 de outubro de 2013

Escorpiões amarelos preocupam vigilância de Blumenau

Cerca de 100 animais já foram capturados na cidade do Vale do Itajaí.
Vigilância Epidemiológica está em alerta por causa de espécie venenosa.

Fonte G1 SC
Panfleto foi distribuído para população com esclarecimentos (Foto: Reprodução RBS TV)Panfleto foi distribuído para população com esclarecimentos sobre a espécie (Foto: Reprodução RBS TV)
Aparições frequentes de escorpiões amarelos estão preocupando a Vigilância Epidemiológica de Blumenau, município localizado no Vale do Itajaí. De acordo com a Vigilância, a pessoa picada tem até uma hora e meia para procurar socorro, pois o veneno age com rapidez no sistema nervoso central. Cerca de 100 animais da espécie venenosa já foram capturados na cidade em menos de um ano.
Em Blumenau, existem duas espécies de escorpião. O escorpião preto, que não é venenoso e se capturado pode ser devolvido para o seu habitat, e o amarelo, de nome científico tityus serrulatus, que é venenoso. 
"A espécie provavelmente veio em algum caminhão de transporte, pois ele não é nativo daqui, veio primeiro concentrado em um bairro. Agora sabemos que ele está presente também no Bairro Ponte do Salto. Ele gosta muito de ficar dentro de casa, dentro dos calçados, embaixo de algum móvel", afirmou Ivonete dos Santos, diretora da Vigilância Epidemiológica de Blumenau.
O escorpião amarelo se reproduz rapidamente e em grande quantidade, de forma assexuada. "Ele só vai produzir fêmeas e tem uma gestação de três meses. Em cada gestação nascem de 20 a 30 escorpiões filhotes, todos já com veneno. A espécie se adaptou à nossa cidade porque aqui encontrou calor, umidade e alimentos, como baratas", relatou a bióloga Beatriz Alves Garcia.
A Vigilância Epidemiológica trabalha em parceria com a Vigilância Sanitária para prevenir acidentes com os animais. Os órgãos solicitam que quem encontrar um escorpião entre em contato para pedir a captura. "Fazemos captura noturna com uma luz especial que paralisa o escorpião através do calor", completou Beatriz.
Até esta quinta-feira (24), nenhum caso de picada de escorpião amarelo foi registrado em Blumenau. A espécie está controlada na cidade, porém não foi exterminada. Conforme a Vigilância, faltam predadores naturais da espécie, como galinhas de angola, lagartos e aves de rapina. "A pessoa picada tem que ir imediatamente no pronto-socorro, não adianta ir até posto de saúde ou ambulatório, pois o soro é aplicado somente em ambiente hospitalar", concluiu a diretora da Vigilância Epidemiológica de Blumenau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário