terça-feira, 29 de outubro de 2013

Quantidade de escorpiões em bairro de Itajaí, SC, preocupa moradores


13/09/2012 14h26 - Atualizado em 13/09/2012 14h26

Animais tem pouco veneno, mas picada provoca dor e vermelhidão no local.
Escorpiões apareceram no bairro Brilhante  ao clima quente.

FONTE G1 SC, com informações da RBS TV
A quantidade de escorpiões aparecendo no bairro Brilhante, em Itajaí, está preocupando os moradores da região. De acordo com o Núcleo de Controle de Zoonoses da cidade, os animais são comuns no bairro durante o verão. Porém, como o inveno foi de pouco frio, os escorpiões vieram antes. Eles possuem veneno pouco tóxico, mas uma picada provoca dor e vermilhidão.
A moradora Valdete Serafim já encontrou mais de 100 dos aracnídeos em sua casa. A orientação do Núcleo é para que as pessoas sacudam lençóis, cobertas e olhem dentro do travesseiro antes de deitar na cama. Também é preciso inspecionar roupas e calçados, pois os escorpiões tem hábito de ficar escondido.

O veterinário do Núcleo Denilson Vargas da Silva alertou para evitar entulhos e objetos estocados ao redor das casas. A utilização de veneno contra animais também deve ser evitada. De acordo com o biólogo Edimar Garcia, a tática é pouco eficaz porque deixa os escorpiões com mais fome, o que resulta em maior agressividade por parte desses animais.

Caso um morador encontre um escorpião em sua casa, deve entrar em contato com o Núcleo de Controle de Zoonoses. A equipe técnica orienta as pessoas e recolhe o animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário