terça-feira, 14 de setembro de 2010

Maquete recria a cidade de Navegantes dos anos 50

Maquete recria a cidade de Navegantes dos anos 50

A saudade fez o aposentado Aldemir José dos Santos, 70 anos, querer voltar no tempo. Depois de 13 anos de pesquisa, o morador nascido em Navegantes fabricou uma maquete que retrata a área central da cidade entre os anos de 1940 e 1950. Santos trabalhou quase um ano para deixar a miniatura o mais perto possível do real.
Após 13 anos de pesquisas, Aldemir usou isopor, gesso, madeira, plástico, massa de modelar e resina para recriar a cidade (Foto: Patrick Rodrigues)
 (Foto: Patrick Rodrigues)
- Eu conversei com muita gente para buscar os detalhes. Tive a ajuda de pessoas idosas que relataram como era Navegantes na época.
O resultado foi a maquete com 1,70 metro de comprimento e quase um metro de largura. Isopor, gesso, madeira, plástico, massa de modelar e resina foram usados para ilustrar as casas antigas e as árvores que caracterizam os anos passados de Navegantes.
- Eu investi mais de R$ 3 mil na maquete. Espero que ela sirva como um documento histórico - disse.
Esta não foi a primeira obra de arte de Santos. Em 2000, ele fabricou uma réplica do navio Titanic. Em casa, o aposentado guarda outras miniaturas das embarcações que fez.
A obra reflete a infância de Santos. Na época retratada, o navegantino tinha 11 anos. Mesmo assim, as imagens não saem da memória:
- A cidade era muito tranquila. Tinha pouco movimento. As casas tinham jardins, eram sem muros altos. Lembro da praia com dunas. Era lá que eu costumava brincar com os amigos.
O pai de Santos trabalhava como pescador. Já com 11 anos, ele ajudava na pescaria, mas não seguiu os passos do pai. Se aposentou na profissão de radialista.
Serviço
Exposição - A maquete ficará exposta na prefeitura (Rua João Emílio, 100) até outubro. A visitação será das 8h às 18h. Mais informações: (47) 3342-9500. fonte: clickrbs     

2 comentários: