segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O que são aqueles bichinhos que ficam em volta das lampadas em casa!



Você deve conhecê-los pelos nomes Siriri, sarara, bichinho da chuva, aleluias entre outros, porém sabia que estes animais são CUPINS? sim, estes insetos são da ordem Isóptera. Os isópteros são insetos sociais como as abelhas e formigas. Vivem em cupinzeiros (ou termiteiros) com a sociedade dividida nas seguintes castas: os reprodutores, que são os indivíduos com asas (esses que entram na nossa casa a noite) machos e fêmeas que são encarregados de propagar a espécie fora do cupinzeiro em que nasceram. O casal se encontra e inicia o processo de construção do próprio ninho, vivem juntos por toda vida na nova colônia. Os soldados (fêmeas) e operários (machos) tem não possuem asas e são estéreis tendo a função de cuidar do cupinzeiro.

A revoada é  formada, por machos e fêmeas reprodutores. Eles deixam seus respectivos ninhos em busca de um companheiro para iniciar uma nova colônia. Geralmente, na primavera e verão (épocas úmidas) milhares de reprodutores se preparam para a revoada. Primeiro, sob ação de hormônios sociais, as formas aladas, são enviadas a compartimentos subterrâneos. A saída do cupinzeiro é fechada por centenas de operários, o que provoca uma compressão dentro das câmaras de espera. Há um momento, que todos aqueles reprodutores presos são acometidos por um frenesi. Produzem intensa vibração com as asas, provocando calor, os operários então, abrem a saída e milhares de casais saem em revoada numa gigantesca e efêmera nuvem cupins, ocorrida geralmente no crepúsculo. É incrível! Para se livrar da revoada dentro de casa, com a chegada dos primeiros indivíduos, feche as portas e janelas e apague as luzes!

Uma vez fora, saem voando direcionados pela luz, por isso aparecem sempre ao redor de lâmpadas em nossa casa. Eles não sabem que aquela é uma luz artificial! Então, longe do cupinzeiro onde nasceram os reprodutores perdem suas asas, isso ocorre naturalmente. Uma vez no solo, ou sobre a madeira, se tiverem sorte, encontram o companheiro para o primeiro ato sexual e então os indivíduos se tornam um casal real que inicia a escavação de uma galeria, terminada numa cavidade mais ampla, chamada câmara nupcial, onde após alguns dias ocorre a primeira cópula e a fêmea coloca os primeiros ovos.

Cerca de um mês depois da revoada, do encontro do casal real é efetuado abertura da galeria e postura dos ovos, aparecem as primeiras formas jovens, que serão criadas pelo casal real. Quando estas jovens começarem a se locomover, o casal real passa a ter apenas a função de procriar com macho fecundando a fêmea periodicamente; o casal real permanece na câmara nupcial que é alargada pelas operárias para acomodar o corpo da fêmea.

Curiosidade: o abdômen da fêmea  pode atingir até 2.000 vezes o volume do resto do corpo. Ou seja, a fêmea “engorda” pra caramba depois de “casar”!!!

em caso de duvidas ou necessite de serviço de descupinização.

Ecoprag Saúde Ambiental
RJ 
SC

FONTE:diariodebiologia.com 

6 comentários:

  1. toda vez que aparecem é só colocar uma vasilha de água embaixo da luminária ...Morrem tudo...

    ResponderExcluir
  2. toda vez que aparecem é só colocar uma vasilha de água embaixo da luminária ...Morrem tudo...

    ResponderExcluir
  3. Esses insetos que ficam na luz são cupins!
    Aposto que você não sabia disso.

    ResponderExcluir