Roídas por ratos, 15 toneladas de merenda serão incineradas
Situação foi encontrada em Suzano e prejuízo é de pelo menos R$ 80 mil.
Atual prefeito diz que acionará antiga administração judicialmente.
Caixas de bebidas lácteas de chocolate estavam roídas pelos ratos (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
A Prefeitura de Suzano,
na Região Metropolitana de São Paulo, anunciou na manhã desta
sexta-feira (15), que vai incinerar cerca de 15 toneladas de alimentos
da merenda escolar após a descoberta de que o almoxarifado que
armazenava o material estava infestado de ratos. São dezenas de caixas
roídas pelos animais, que contaminaram os gêneros alimentícios usados na
merenda.
Segundo o atual prefeito, Paulo Tokuzumi (PSDB), os alimentos foram
deixados nesta situação pela administração anterior, de Marcelo Candido
(PT). O prejuízo para os cofres públicos é de pelo menos 80 mil reais.
As 75 mil crianças – das redes municipal e estadual - que receberiam a
merenda estão sendo alimentadas com suco e bolachas até que novos
alimentos sejam adquiridos em caráter emergencial.
Os buracos nas caixas foram feitos por roedores
em estoque de merenda de Suzano (Foto: Pedro
Carlos Leite/G1)
em estoque de merenda de Suzano (Foto: Pedro
Carlos Leite/G1)
Segundo Tokuzumi, a descoberta dos alimentos estragados só foi
anunciada agora pois ele preferiu esperar a conclusão do laudo da
Vigilância Sanitária. “Como se tratava de dinheiro público, quisemos
tomar o cuidado para não fazer sensacionalismo.
Os alimentos estão no prazo de validade, mas todos estão contaminados.
Havia até ratos mortos dentro do galpão”. O prefeito afirma que o laudo
da vigilância foi concluído na semana passada.
O diretor da Vigilância Sanitária Municipal explica como foi o
trabalho. “Nós fizemos a vistoria com os mesmos procedimentos que
adotamos em supermercados e restaurantes. O trabalho começou em 19 de
janeiro. Não posso garantir a qualidade deste alimento, por isso teremos
que descartá-lo”.
Entre os alimentos há caixas de óleo de cozinha, bebidas lácteas,
arroz, leite em pó, sucos, biscoitos, sal e diversos outros gêneros. No
galpão, o cheiro de urina de ratos é muito forte. As 15 toneladas de
alimentos estão avaliadas em R$ 80 mil, mas o prejuízo será maior, já
que a prefeitura terá gastos para incinerar o material – serviço que
será executado pela mesma empresa que maneja atualmente o lixo da
cidade.
Segundo o prefeito, o caso será levado à Justiça. “A administração será
acionada judicialmente. Nós vamos levar a denúncia ao Ministério
Público e alguém terá que ser responsabilizado”.
Foto
feita por funcionários da prefeitura mostra fezes de ratos encontradas
sobre caixas durante a vistoria da Vigilância Sanitária (Foto:
Divulgação/Secoi)
Novo depósitoO prefeito disse que um novo espaço será construído. “Vamos construir um depósito para armazenar a merenda e adiantar o trabalho das merendeiras. A intenção é que os alimentos cheguem às escolas pré-preparados”, afirmou Tokuzumi.
Fonte:G1
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