quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Uso de celular nas agências está proibido em São Paulo. Em Rio Claro


Uso de celular nas agências está proibido em São Paulo. Em Rio Claro, lei aguarda por regulamentação



O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, sancionou a lei que proíbe o uso de celular em banco. A lei entrou em vigor nessa segunda-feira (29), mas as agências terão um prazo para se adequar à norma, como colocar cartazes informando sobre a proibição e afixar cópias da lei em locais de circulação dos clientes.


O objetivo da medida é coibir o crime conhecido como “saidinha de banco”, além de sequestros-relâmpago. A lei é oriunda de projeto de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM). O cliente pode entrar com o celular nas agências, mas fica proibido de fazer e receber ligações e de enviar mensagens de texto. A proibição vale para toda a área do banco, inclusive os terminais de caixas eletrônicos.


Outras cidades, inclusive Rio Claro, também já provaram lei similar. A Lei Municipal nº 4.128, de 13 de dezembro de 2010, foi criada a partir de um projeto de lei do vereador Sérgio Carnevale (DEM). Ela proíbe o uso de celular ou equipamento similar dentro das agências bancárias e instituições semelhantes no município. Em caso de descumprimento, o infrator terá o aparelho apreendido. Se necessário, o banco poderá solicitar apoio policial para que seja cumprida a medida.


A lei municipal aguarda há quase um ano por regulamentação do Executivo para entrar em vigor. “Tem que ser feito, mas já faz tempo que a lei foi aprovada e o prefeito não regulamenta”, diz Carnevale. Ele se pergunta se a demora não teria conotação política. Questionada sobre o assunto, a prefeitura informou que está verificando o caso e deve se pronunciar sobre o mesmo nesta terça-feira (30).


Rio Claro tem ainda mais duas leis que dispõem sobre a segurança nas agências bancárias à espera de sancionamento. A Lei Municipal nº 4.122, de 3 de dezembro de 2010, de autoria da vereadora Mônica Hussni Messetti (DEM), obriga os bancos com portas de detectores de metal a manterem guarda-volumes para uso dos clientes. 
Fonte: jornalcidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário