segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Navegantes lidera crescimento entre aeroportos do Estado

Navegantes lidera crescimento entre aeroportos do Estado

Ministro Victor Konder recebeu 43% mais passageiros em 2010, ano em que a aviação catarinense bateu recordes

O ano de 2010 foi promissor para o Aeroporto de Navegantes, que liderou o crescimento no número de passageiros entre os principais aeroportos do Estado, com um incremento de 43%. Nos últimos 12 meses, os catarinenses viajaram mais e foram registradas movimentações recordes. O ano que terminou também foi marcado pela entrada em operação de novos voos e empresas aéreas. Em Navegantes, a Trip passou a operar em abril e a Webjet, em dezembro. Para 2011, a perspectiva é de que as obras no papel sejam feitas para aumentar a infraestrutura aeroportuária.
Em Navegantes, uma das expectativas para 2011 é concluir a obra de recuperação da pista (Foto: Jandyr Nascimento)
Em Navegantes, uma das expectativas para 2011 é concluir a obra de recuperação da pista (Foto: Jandyr Nascimento)
Pelos quatro aeroportos administrados pela Infraero – Joinville, Navegantes, Florianópolis e Criciúma – passaram 3,152 milhões de passageiros em 2010 e 64,4 mil aeronaves, sem considerar os números de dezembro, quando ocorre a maior movimentação em função das festas de fim de ano e das férias de verão.
Segundo o superintendente do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, de Navegantes, Marco Aurélio Zenni, o terminal movimentou até o mês de novembro 760.631 passageiros embarcados e desembarcados. Foram 14.377 pousos e decolagens de aeronaves, representando um aumento de 43,4% e 31,4%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
– As companhias aéreas que operam em Navegantes são a Gol, a Azul, a TAM e a Webjet. Mas a Trip deve retornar em breve com as operações, que foram suspensas devido as obras de revitalização da pista de pouso e decolagem – afirma.
Zenni destaca ainda que a expectativa para 2011 é concluir a obra de recuperação da pista de pouso e decolagem, iniciar a operação do VOR/DME (uma estação combinada de navegação por rádio para aeronaves), começar as obras para reforma e ampliação do terminal de passageiros e finalizar o processo de desapropriação da área do novo sítio aeroportuário.
Pelo Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, passaram quase 2 milhões (1.995.977) de passageiros em voos domésticos e 112,4 mil em voos internacionais no ano passado, sem contabilizar os dados de dezembro. Os voos charters registram crescimento de 82,49% em relação à temporada passada e a previsão do aumento de passageiros é de 25% em relação a 2009. As companhias aéreas Azul e Trip iniciaram as operações na Capital em 2010 e as perspectivas para 2011 passam pelo projeto de ampliação do pátio e da área do terminal de passageiros.
– Até março de 2011 estão previstas as chegadas de 469 voos charters. Destes, 444 voos já estão aprovados e 25 estão em fase de aprovação pela Anac. São 185 voos do Chile, 145 da Argentina, 134 do Uruguai e cinco do Paraguai – afirma Ricardo May, assessor de comunicação da Infraero no Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
fonte:click RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário