quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pragas Urbanas Como evitar?

Pragas Urbanas
As pragas são produtos do próprio homem e com a chegada do verão são condições favoráveis para o aparecimento de hóspedes indesejáveis em casa: as pragas urbanas. Baratas, formigas, cupins, moscas, mosquitos, ratos, entre outros intrusos, se aproveitam do calor para se reproduzir. Mas, além de causarem danos materiais - uns devoram alimentos e outros destroem móveis  há os possíveis malefícios à saúde da família. 
Essas pragas podem transmitir doenças graves ao homem. Alguns exemplos são: dengue, febre amarela e viroses, transmitidas por mosquitos; leptospirose, provocada pelo contato com a urina da ratazana; intoxicações, vômitos e diarréias, causadas por alimentos contaminados com fungos e bactérias deixados por moscas, baratas e formigas, que estão em contato com lixo, chão, tudo

As pragas causam danos ao homem desde os tempos mais remotos seja através das doenças transmitidas ou pelos danos causados na estocagem, contaminando os produtos, as embalagens e o meio ambiente. 
Sabendo que todo ser vivo necessita de (4) Quatro fatores para sua sobrevivência
1º Água;
2ºAlimento;
3ºAcesso e
4ºAbrigo.  

O programa de controle de pragas urbanas trabalha no o combate de ao menos 3 destes fatores - acesso, abrigo e alimento de modo que espécies indesejáveis não se instalem ao nosso redor. A Água não é fator limitante no nosso meio.
Para tanto é necessário conhecer o que serve de alimento e abrigo para cada espécie na qual pretende controlar adotando medidas preventivas de forma, a interferir no controle da praga, mantendo assim o ambiente saudável e sem o uso de produtos químicos. (os quais poderão estar eliminando não somente as espécies indesejáveis, como também outras espécies benéficas, contaminando a água e o solo e que por si só não evitara novas infestações).
Assim, pretende-se oferecer alguns conhecimentos básicos sobre a vida desses animais através do Programa de controle de pragas urbanas, de modo que o morador compreenda a importância de se adotar medidas preventivas no seu lar, no seu local de trabalho, ou  até mesmo transmitir a outras pessoas essas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário